terça-feira, 14 de abril de 2009

Moda em um novo século: anos 2000, 2001...

Época em que criar é restaurar

Por Meire Thomazzi


A seqüência de releituras que começou no final dos anos 90 não foi interrompida. O ano 2000 e 2001 trouxeram os anos 80, com pitadas dos anos 50 para as vitrines de todo o mundo. Sem mais décadas anteriores para buscar referências, a moda encontra-se em um beco sem saída.


Acabou-se a ilusão de que bom é o que é importado. Finalmente, os criadores nacionais passaram a acreditar no fôlego da identidade brasileira para transpor fronteiras. A cada dia, fica mais remoto o tempo em que o país plagiava a moda européia e norte-americana.


Os clubbers, no início da década, vivem o seu auge. Há um crescimento maior no movimento gótico. Surge a moda adolescente dos emos. No vestuário feminino encontram-se as botas de plataforma. Aumenta o número de meninos com os cabelos repicados até o pescoço.


Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns. Surgem os tênis com amortecedores. Torna-se mais comum o uso de boné por mulheres. Os cabelos arrepiados viram febre.


Surgem as famosas Escovas Progressivas deixando os cabelos cada vez mais lisos. A inspiração nos anos 80 se vê cada vez mais presente, tanto na moda masculina quanto na feminina.


A busca pelo novo é uma tendência da atualidade, e é justamente por isso que a todo o momento são realizados concursos de moda, visando descobrir novos talentos. Para criadores não poderia haver melhor oportunidade para mostrar sua capacidade.


Com um consumidor que deseja novidades, mesmo lojistas de diversos tamanhos encontram mais espaço para criar. No âmbito internacional, isso gerou um estilo brasileiro de produzir moda que cada vez mais conquista espaço no exterior.

8 comentários:

  1. Ea=sse post me fez tirar 80/1000 na minha tese\1

    ResponderExcluir
  2. QUEM SOU EU... ...Sentir primeiro, pensar depois. Perdoar primeiro, julgar depois. Amar primeiro, educar depois. Esquecer primeiro, aprender depois. Libertar primeiro, ensinar depois. Alimentar primeiro, cantar depois. Possuir primeiro, contemplar depois. Agir primeiro, julgar depois. Navegar primeiro, aportar depois. Viver primeiro, morrer depois. Mário Quintana cafoonaa\vc!

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto, me ajudou muito ;)

    ResponderExcluir
  4. amei todas as coisas que eu li

    ResponderExcluir
  5. oque eu queria saber não acheii
    Queria saber qual era as roupas que vistiam no ano de 2000 :S

    ResponderExcluir