segunda-feira, 13 de abril de 2009

Moda faz a sua história

O mundo que cresce a cada dia e que está presente na vida de todos

Por Meire Thomazzi


Como definir o começo da moda? A moda está dentro de cada um e existe desde a criação da humanidade. Segundo a bíblia, Adão e Eva usavam folhas para cobrirem o corpo, o que fez ser a moda da época.
Já numa nova era, os seres humanos passaram a se cobrir com peles de animais para se proteger do clima e, com o tempo, essa proteção foi se tornando cada vez mais sinônimo de poder e status.
Na época bizantina dava-se valor às roupas na cor roxa, que era derivada de um pigmento muito raro que só a nobreza tinha condições de adquirir. Já os mais pobres usavam roupas na cor azul, encontrada em abundância, pois os tintureiros tomavam bebidas alcoólicas, faziam a urina em baldes, e essa era utilizada para tingir as peças de tecido.
Em todas as civilizações podemos perceber a importância que é dada às vestimentas, e à história da moda. Os índios vestiam-se com penas coloridas, em belos arranjos, quando se preparavam para as guerras ou festas. Enfim, a roupa já possuía uma função social.
Quando se fala em saia, se pensa logo em uma peça de roupa feminina, mas nem sempre foi assim. A saia já fez parte da história moda entre os homens. Os soldados romanos usavam saias curtas para lutar na guerra. Quanto às túnicas, estas eram usadas na Grécia antiga tanto por homens como por mulheres.
Já na história da moda vitoriana, pode-se observar, vendo as telas pintadas, as enormes golas engomadas e duras, usadas pelas rainhas e membros da nobreza, e que não deviam ser nada confortáveis.
A modelista Lúcia Lima, diz que se impressiona ao olhar para trás e ver a evolução pela qual a moda passou. “Ainda lembro dos vestidos bem acinturados e os espartilhos que minha mãe usava. Já eu, abusei da mini saia nos anos 70. Fico feliz ao saber que a moda de ontem está de volta hoje”, comenta Lúcia que cria e modela peças atuais.
No reinado da França, nos tempos da ostentação de Versailles, os homens chegavam a se esbaldar mais do que as mulheres nos babados, meias justas, cetins e veludos bordados em pedrarias, além das perucas e dos sapatos de saltos altíssimos, enfeitados com pedrarias e fivelas de prata, de onde teria vindo o nome do salto Luis XV.
O conceito de moda apareceu no final da Idade Média, século XV, e princípio da Renascença, na corte de Borgonha, com o desenvolvimento das cidades e a organização da vida das cortes. A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar. Os burgueses enriquecidos pelo comércio, passaram a copiar as roupas dos nobres.
Ao tentarem variar suas roupas para diferenciar-se dos burgueses, os nobres fizeram funcionar a engrenagem. Os burgueses copiavam, os nobres inventavam algo novo, e assim por diante.
Na sociedade democrática do século XIX, apareceram necessidades mais complexas de distinção. A moda as deixou tão evidentes quanto possível e se espalhou por todas as camadas sociais, além de atender às necessidades de afirmação pessoal do indivíduo como membro de um grupo e também a expressar idéias e sentimentos.

Conheça aqui as tendências das décadas:

· 20
· 50
· 60
· 70
· 80
· 90
· Moda contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário