terça-feira, 14 de abril de 2009

Moda nos anos 80


Época do culto ao corpo
Por Meire Thomazzi


Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas. Os seriados de televisão, como Dallas, mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. Os yuppies, executivos jovens sedentos por poder e status, também eram outro movimento.


A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Num afã em ostentar, todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível, com preços proporcionais. O jeans alcança seu ápice, ganhando status. E os shoppings tornaram-se paraísos dos consumistas.


Mas, não bastava ser bem-sucedido e bem-vestido. Nessa década, ter um corpo bonito e saudável era essencial para o sucesso. Assim, explodiram academias por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collants para as aulas de aeróbica, movidas por músicas dançantes e ritmadas, com temática comum, ginástica, poder e sucesso.

O espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Ressurgiu a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico.


O look "molhado", conseguido com gel e mousse para cabelos, fez a cabeça de homens e mulheres, ao lado das permanentes e topetes altos. A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes. O blush corria solto nas bochechas das mulheres.


A modelagem era ampla. As mulheres, que nesse momento ingressaram maciçamente no mercado de trabalho à procura por cargos de chefia, adotaram o visual masculino. Cintura alta e ombros marcados por ombreiras era a silhueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com ternos folgados e calças largas. Para os acessórios, tamanho era sinônimo de atualidade.


A saia balonê, que fora moda no início da década de 60, volta com tudo, na moda dos anos 80. As calças têm a cintura bem alta, e são usadas com cintinhos finos e coloridos. Os macacões, os leggings e as bermudas também compõem o look. As blusas com mangas enormes, chamadas "mangas morcego", viram a moda da época. O símbolo de elegãncia da moda dos anos 80 foi a princesa Diana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário