terça-feira, 14 de abril de 2009

Moda nos anos 70

Época do mix de opções

Por Meire Thomazzi

A década de 70 se destacou por sua irregularidade, não tendo um perfil definido. Foram anos bem agitados, num período de revolução que marcou um salto no comportamento dos jovens, na música e na liberação sexual da mulher. Foi a época do Festival de Woodstock, do movimento hippie e da onda disco.

A moda para os homens deixou de ser formal e ganhou um toque colorido e psicodélico. Para as mulheres, passou a ser romântica e despojada, com cabelos desalinhados, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas. Além disso, o unissex entra na moda com a calça boca-de-sino e sapatos plataforma.

Antimoda era a palavra-chave. Desde os trajes de algodão barato até os de alta costura, tudo era permitido, desde que não tivessem um aspecto normal. O que tornava difícil alguém se vestir. Na dúvida, as pessoas decidiram-se pelo Jeans, que havia se transformado no uniforme dos não conformistas.

Tanto sex-appeal deu aos estilistas a idéia de que também aos jeans desbotados se podia dar uma nova vida com um pouco mais de glamour. Transformaram o clássico em calças afuniladas. Assim, os jeans dos trabalhadores transformaram-se em chiques e exibiam orgulhosamente etiquetas Fiorucci, Cardim ou Calvin Klein.

No Brasil a moda fica mais esportiva. O espírito prático que dominou a época determinou uma série de tendências na moda. O jeans também se sofisticou e recebeu vários tipos de tratamento: délavé, manchado, escovado, aveludado, e tornou-se a segunda pele das pessoas.

A moda anos 70 é difícil de ser definida. Usou-se de tudo. As saias subiam e desciam como elevador: mini, micro, longa, midi. A roupa unissex ganha força com os terninhos e os conjuntos de jeans. A moda glitter também emplacou com característica futurista, metálica e andrógina.

Os cabelos eram naturais e cacheados, o look era adquirido em brechós, quanto mais usado melhor, pois ser despojado estava na moda. Alguns preferiam usar a moda patchwork, toda em retalhinhos costurados, ou tingir o algodão em casa mesmo, para compor seu visual. Batik era a palavra de ordem.

A principal intenção era chocar. As roupas eram bem justas ao corpo. Violeta e bordô, ferrugem e metalizado eram as cores usadas. A década de 70 foi um grande e divertido mix de várias opções, e havia para todos os gostos. Da moda apache à moda disco, do estilo floral e indiano à moda metalizada, das roupas artesanais ao jeans com tachinhas. Tudo era interessante, tudo era novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário