sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

COCO CHANEL - “A lenda é a consagração da celebridade”

Uma ditadora que perdura até hoje em todo o mundo

Por Meire Thomazzi

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu numa família pobre. Sua mãe morreu quando ela tinha seis anos, deixando-a com mais quatro irmãos aos cuidados do pai, que devido sua profissão de caixeiro-viajante, não pode ficar com os filhos. Coco e as irmãs foram educadas em um colégio interno, enquanto que os irmãos foram trabalhar.

No período entre 1905 e 1908 adotou o nome de Coco, durante uma breve carreira de cantora de café-concerto, onde com seus 25 anos conheceu um rico comerciante de tecidos e oficial da cavalaria francesa, Etienne Balsan, com quem passou a viver.

Sua fama no mundo da moda começou em 1909, já em Paris quando Balsan a introduziu a um mundo de inúmeras festas, caçadas e corridas de cavalo. Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco vai conhecer o grande amor da sua vida, o milionário inglês Arthur Boyle, que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria se tornar um sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Suas criações logo caíram no gosto do público e seus negócios se expandiram para o ramo da moda.

No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dimitri Paulovitch, que tinha fugido com a sua família da Rússia. Sua relação com Paulovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como: Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.

Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje.

Chanel já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época. Em 1922 criou o famoso perfume Chanel n° 5, que alavancou seus negócios e se tornou lendário.

Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda", Gabrielle comenta. (Fonte: Biografia Coco Chanel)

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur, o vestido, as cores branco e preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. O estilo deixado por Coco Chanel se reinventa, mas jamais sai de moda. Qualquer uma que se vista dessa forma, seja com os três itens ou com algum deles, pode dizer que está "a lá Chanel". Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5, tido como o mais vendido no mundo, que a tornou milionária.

Seus desenhos simples e cômodos entraram para o guarda-roupa feminino e ali eles ficaram para sempre. Assim, a mulher que viveu as guerras da Europa e sobreviveu há esses tempos adotou o estilo Chanel e converteu a marca em um símbolo de elegância, glamour e feminilidade, demonstrando que com pouco se pode fazer muito. O estilo Chanel se propõe a embelezar as mulheres de todos os tempos.

Gabrielle faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1970, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.

O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou eterno.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SPFW 2009



Fim de festa. Como é ruim essa a sensação que a gente tem quando se acendem as luzes da sala de desfiles ao final da última coleção. Participar da SPFW é sempre bom. Gosto de moda de verdade. E estou aqui para passar para vocês um pouco da cobertura desse espetáculo que contou com muitas celebridades...entre elas...a maravilhosa Gisele Bündchen que abriu e fechou o desfile da Colcci,no domingo (18.01.09), primeiro dia de São Paulo Fashion Week.... Quando ela vem, não tem para ninguém!!

Mas vamos ao que interessa.....

Fazendo um resumão de tudo o que rolou... seguem as tendências de Inverno 2009, para cada estilo..

O esportivo

As peças para esse usuário são confeccionadas com tecidos de alta performance e não se restringem especificamente as academias, podem ser usadas também nas “baladas”. As formas são levemente ovaladas e fluídas ou justas ao corpo com o conforto do elastano. As cores são vivas, mas, ao mesmo tempo, com uma pitada de cinza.


O irreverente
A ordem para esse público é ignorar as regras e não ter medo de ousar. As peças trazem uma “desconstrução” e influência do Japão dos anos 80. Nas estampas prevalecem os efeitos da pop art e histórias em quadrinhos em tonalidades de amarelos, verdes e azuis. Para o seguimento street wear, uma vertente desse perfil, o destaque são as imagens gráficas dos contos de cripta (quadrinhos de horror dos anos 70) e da revista MAT, que traz o humor social, com uma pitada de sarcasmo.


O romântico
Para esse consumidor, as cores são em tons pastéis envelhecido. Detalhes com renda, laços, volumes new look e uma estética retrô estão em alta. Ênfase ao resgate de peças influenciadas pelos anos 60. Nas estampas, as imagens são envelhecidas, desgastadas e remetem à publicidade de produtos e brinquedos de décadas passada.


O sensual
Do estilo gótico romantizado surgem os looks completos nas cores preto, vermelho cereja e liolácio em peças com babados em estilo jaboux, laços em estilo dandy e punhos e mangas em estilo pirata. A sensualidade fica por conta dos decotes que valorizam o colo e peças como calças skinny e microssaias utilizadas com meias ou legging.


CABIDE


Pendure em sua vida tudo que o fizer feliz....
Se desfaça das peças que não lhe trazem prazer ao olhar-se no espelho.


Ao pendurar, estique cada coisa entre as presilhas,
conserve-as para que não criem dobras desnecessárias.

Para que não fique nada marcado, cole um pedaço
de
compreensão na parte interna dos pregadores.


Lembre-se: não é o cabide que marca a roupa e
sim o peso da roupa.

Conserve os amigos antigos junto aos novos.

Você poderá precisar sobrepor as peças em alguns momentos.


Se a quantidade for grande, separe os modelos e pendure
em cabides diferentes.
Dê prioridade aos que lhe
servirão para a vida toda.


Cabides organizados economizam desgastes e
deixam sua existência mais bonita.


Prefira sempre os modelos que comportem coisas boas,
pois facilitará o manuseio da vida!


Por Meire Thomazzi